SOBRE
Antônia Perrone é artista, música, professora e pesquisadora.
Vive e trabalha em São Paulo.
Pós-graduanda em Canção Popular na Faculdade Santa Marcelina e formada em Artes Visuais pela ECA/USP. Foi também aluna na École Supérieure des Beaux-Arts de Bordeaux (França). Frequentou o grupo de acompanhamento em pintura no ateliê da artista Ana Calzavara, bem como a oficina de gravura do Sesc Pompéia, orientada por Evandro Carlos Jardim. Em 2018, trabalhou como monitora do ateliê de xilogravura do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP. Entre 2020 e 2022, atuou como residente pedagógica em Arte na EMEF Desembargador Amorim Lima (Programa RP/PIBID CAPES) e, em 2022, também como professora assistente de Artes Visuais na Escola Móbile.
Participou do 48º Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo (2023), e das exposições “O tempo entre as coisas” (25M Sala de projetos, 2023), “Desenho, rotas e rasgaduras”, “Epílogo” (ambas no Espaço das Artes USP, 2023), “Dia de Cão” (Cratera, 2022) e “Galeria Lux” (Lux Espaço de Arte, 2021). Também foi finalista das 25ª e 26ª edições da mostra “Visualidade Nascente”, nos anos de 2017 (Museu de Arte Contemporânea-USP) e 2018 (Centro Universitário Maria Antonia), obtendo Menção Honrosa em Pintura no último.
Atualmente, participa do coletivo artístico Excedente Gráfico, do grupo de pesquisa Rotas do Desenho (coordenado pelo prof. dr. Claudio Mubarac), e produz seus trabalhos artísticos em ateliê na região da Lapa (São Paulo).
Pensando nas relações entre imagem multiplicada, gravura e pintura, sua obra investiga os processos de reprodução e intervenção como formas de reelaborar a história geral e a memória pessoal.